O Conselho de Administração é composto por, no mínimo cinco e, no máximo, nove membros, dos quais 20% devem ser conselheiros independentes, nos termos do Regulamento do Novo Mercado da B3. O prazo do mandato dos conselheiros é de dois anos, sendo permitida a reeleição.
Nome
Cargo
Eleição
Mandate
Bruno Pêssoa Serapião
Presidente do Conselho de Administração
27/04/2022
AGO de 2024
O Sr. Bruno Pessôa Serapião é Presidente do Conselho de Administração da Companhia, e de 2010 até abril de 2020 exerceu o cargo de Diretor Presidente. É sócio do Pátria Investimentos e diretor do grupo de infraestrutura. Antes de ingressar no Pátria, o Sr. Bruno Pessôa Serapião passou três anos com a GE Transportation, onde era inicialmente o executivo responsável por Desenvolvimento de Negócios para a América Latina. Antes da GE Transportation, passou cinco anos com a América Latina Logística ALL (Logística), onde exerceu cargos como: i) gerente de planejamento de produção para o Brasil, sendo responsável pela alocação de ativos em operações do dia a dia, ii) líder da Unidade de Negócios na área de commodities, assinando o maior contrato de longo prazo no setor de grãos para a ALL e iii) área comercial na Argentina, conduzindo a reestruturação comercial relacionado aos contratos comerciais e equipe, bem como a implementação de vários acordos operacionais a longo prazo com os clientes.
Anteriormente a isso, trabalhou no setor da aviação junto à Autoridade de Aviação Civil Brasileira, como um Engenheiro de aero-navegabilidade e como consultor sênior com a Roland Berger Strategy Consultants no Competence Aviation Center.
O Sr. Bruno Pessôa Serapião é formado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA, possui mestrado em Pesquisa Operacional pela COPPE/UFRJ e tem um MBA, com mérito, pela Insead Business School na França.
Nos últimos 5 anos, o Sr. Bruno Pêssoa Serapião não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Felipe Andrade Pinto
Vice-Presidente do Conselho de Administração
27/04/2022
AGO de 2024
O Sr. Felipe Andrade Pinto é sócio do Pátria Investimentos e diretor da área de infraestrutura. Antes de ingressar no Pátria, o Sr. Felipe Andrade Pinto passou três anos na Cargill, onde inicialmente foi responsável pelo desenvolvimento de negócios da empresa na América do Sul. Posteriormente, tornou-se executivo sênior da empresa, sendo o principal responsável por um dos negócios da Cargill no Brasil.
Antes da Cargill, o Sr. Felipe exerceu o cargo de analista adjunto e líder de projeto com a Bain & Company nos escritórios de São Paulo e Joanesburgo, tendo assessado as principais empresas locais e multinacionais para desenho de estratégias de crescimento, estratégias de unidade de negócios, redução de custos e programas de recuperação.
O Sr. Felipe Andrade Pinto é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, tendo Certificado de Estudos Especiais em Gestão da Harvard University e MBA pela Insead Business School, na França.
Nos últimos 5 anos, o Sr. Felipe Andrade Pinto não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Márcia Maria Ferraresi
Membro Efetivo do Conselho de Administração
27/04/2022
AGO de 2024
A Sra. Márcia Maria Ferraresi é diretora da área de infraestrutura do Pátria Investimentos. Anteriormente, trabalhou como Gerente de Projetos na Promon Engenharia, onde ingressou em 1997.
Antes disso, trabalhou como Engenheira de Planejamento na Alcatel telecomunicações e na Logos Engenharia, tendo participado de diversos projetos greenfield e brownfield e atuado como gerente de planejamento e controle, propostas técnicas e comerciais, estudos de viabilidade técnica e comercial, gestão de riscos e orçamento, além de ser membro do PMO e do escritório de projetos.
Márcia Maria Ferraresi participou de diversos projetos na área de infraestrutura, nos mercados químico, petroquímico, etanol e unidades de cogeração, fertilizante organomineral, telecomunicações e tecnologia da informação.
É formada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, possui Master Certificate em Gerenciamento de Projetos pela Universidade George Washington e certificação Project Management Professional, PMP.
Nos últimos 5 anos, a Sra. Márcia Maria Ferraresi não esteve sujeita aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerada pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Michell Fontes Souza
Membro Efetivo do Conselho de Administração
27/04/2022
AGO de 2024
Sr. Michell Fontes atua no Patria Investimentos desde 2012, e atua como Diretor da área de infraestrutura. De 2016 a 2018, Michell Fontes atuou na ARGO (empresa investida do Patria) como Gerente Financeiro e Novos Negócios. Antes de ingressar no Patria, trabalhou na consultoria estratégica A.T. Kearney. O Sr. Michell Fontes formou-se em Engenharia Mecânica Aeronáutica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
Nos últimos 5 anos, o Sr. Michell Fontes não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial,estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerada pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Roberto Lucio Cerdeira Filho
Membro Efetivo do Conselho de Administração
27/04/2022
AGO de 2024
O Sr. Roberto Cerdeira Filho é Associate Partner da área de infraestrutura do Pátria Investimentos, atuando como diretor de investimentos. Previamente, foi diretor executivo do Para Bem, uma das companhias na carteira do Pátria – no segmento de estacionamento.
O Sr. Cerdeira iniciou sua trajetória no Pátria em 2011 como diretor de investimentos e antes disso trabalhou para Evercore Partners no time de Fusões & Aquisições em Londres e para o Gulf Capital Partners, uma companhia brasileira com investimentos imobiliários, serviços financeiros e energia renovável. Possui uma vasta experiência em diferentes setores como logística, tratamento de água, mercado imobiliário, energia e serviços financeiros. É formado em Administração de Empresas na PUC-Rio e tem MBA na Escola de Negócios de Londres.
Nos últimos 5 anos, o Sr. Roberto Filho não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Antonio Mary Ulrich
Membro Efetivo e Independente do Conselho de Administração
27/04/2022
AGO de 2024
O Sr. Antonio Mary Ulrich é desde 2003 acionista controlador e Diretor Presidente da UMA Incorporação de Imóveis Ltda. De 2003 a 2007 também ocupou o cargo de membro do Conselho de Administração da Empresas de Petróleo Ipiranga S.A. e de 2002 a 2003 foi Diretor Executivo da Companhia Siderúrgica Nacional S.A.
O Sr. Antonio Mary Ulrich graduou-se em engenheira civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1974 e, em 1975, graduou-se também, pela mesma Universidade, em Administração de Empresas. Em 1977 obteve um MBA – Master in Business Administration pela Georgia Southern University.
Nos últimos 5 anos, o Sr. Antonio Mary Ulrich não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Denys Monteiro
Membro Efetivo e Independente do Conselho de Administração
27/04/2022
AGO de 2024
Denys exerce o cargo de CEO da ZRG Brasil, uma das empresas globais de Busca e Seleção de Executivos que mais crescem mundialmente, sendo o principal responsável pelo startup da empresa no Brasil.
Antes de se juntar à ZRG, Denys foi CEO da Fesa, maior empresa brasileira de busca e seleção de executivos, sendo que passou os últimos 18 anos construindo a empresa, lançando marcas e desenvolvendo consultores, práticas e processos. Além disso, foi Board Member da Asap (média gerência) e Fesa Advisory (consultoria em serviços de liderança, remuneração e assessment). Reportavam para ele mais de 20 Sócios e um grupo semelhante de Pesquisadores distribuídos em 6 escritórios pelo Brasil.
Adicionalmente, também trabalhou em grupos nacionais na área de Recursos Humanos como no Bob’s e depois na RBS (TV, Rádio, Jornal e Internet). Denys recrutou Board Members, CEOs e outros Diretores para diversos segmentos da economia. É membro do YPO/WPO e foi Membro do Conselho Global e das Américas na Association of Executive Search Consultants (AESC). Também é filiado ao IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
É membro independente do Conselho de Administração da Companhia, sendo que sua independência devidamente verificada na Assembleia Geral em que foi eleito, conforme os critérios do Regulamento do Novo Mercado.
Nos últimos 5 anos, o Sr. Denys não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitada para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Marcus Vinicius Menoita Nogueira
Membro Efetivo e Independente do Conselho de Administração
27/04/2022
AGO de 2024
Marcus Menoita foi o fundador da Nova Agri em 2007, empresa de aproximadamente R$4 Bi de faturamento em 2019 e que atua na movimentação de grãos e oleaginosas por todo o território brasileiro, sendo que atuou como CEO da Nova Agri até 2018.
Anteriormente, exerceu o cargo de Diretor na Maeda Agroindustrial, além de ter trabalhado na mesa de operações agrícolas da Hedging-Griffo. Marcus atualmente é membro independente do Conselho de Administração da Companhia, sendo que sua independência foi devidamente verificada na Assembleia Geral em que foi eleito, conforme os critérios do Regulamento do Novo Mercado.
Nos últimos 5 anos, o Sr. Nogueira não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Ricardo Antonio Weiss
Membro Efetivo e Independente do Conselho de Administração
27/04/2022
AGO de 2024
Ricardo A. Weiss é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Administração de Empresas pelo CEAG da Fundação Getúlio Vargas. Concluiu o Advanced Management Program – AMP e o curso de Corporate Governance na Harvard Business School e realizou diversos cursos in house do INSEAD.
É conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e atualmente é sócio fundador e Diretor Geral da W Consultoria e Participações, empresa de consultoria de estratégia e gestão, bem como conselheiro independente na Vivix (Grupo Cornélio Brennand – desde 2018), Vicunha (desde 2018) , Duas Rodas Industrial (desde 2017), Tupy (desde 2017), Coteminas (desde 2015), membro dos conselhos consultivos e de família da Unigel (desde 2015) e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP (desde 2014).
Atuou como conselheiro independente da Usiminas (2016 a 2018), Log-In Logística Intermodal (2014 a 2017, Chairman durante 2015), M.Dias Branco (2015 e 2016) e T4U (Towers For You) Holding Brasil (2014 e 2015). Foi também conselheiro consultivo da Columbia Trading (2015 e 2016) e Alcoa América Latina (2004 a 2006), além de conselheiro suplente da Alpargatas (2004 a 2006).
Anteriormente, exerceu o cargo de CEO da Tavex Corporation/Santista Têxtil (2006 a 2013), empresa do Grupo Camargo Correa, onde desempenhou funções globais na América Latina, Europa e África e foi Diretor Geral da holding operacional do Grupo Camargo Correa S.A. (2003 a 2006). Durante 2002 foi Diretor Executivo de Commodities da Copersucar, bem como foi CEO das empresas de níquel, nióbio e tungstênio e membro de conselhos de diversas empresas do grupo Anglo American plc (1980 a 2001), dentre elas Anglo American South America, Salobo Metais (joint venture com a Vale), Aracruz Celulose (atual Suzano) e da Copebrás.
Adicionalmente, o Sr. Ricardo exerceu a função de Vice-Presidente Executivo, membro do Comitê Executivo e Head of Marketing da Divisão de Metais Básicos da Anglo American, atuando em diversos países da América Latina e do Norte, Europa e África.
Iniciou sua carreira na Price Waterhouse Management Consulting Services (1978 a 1980).
Atualmente o Sr. Ricardo é membro independente do Conselho de Administração da Companhia, sendo que sua independência foi devidamente verificada na Assembleia Geral em que foi eleito, conforme os critérios do Regulamento do Novo Mercado.
Nos últimos 5 anos, o Sr. Ricardo Weiss não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Diretoria Executiva
Nome
Cargo
Eleição
Mandate
Fabio Abreu Schettino
Diretor-Presidente
13/05/2021
13/05/2023
O Sr. Fabio Abreu Schettino ocupo os cargos de Diretor Financeiro e de Diretor de Relações com Investidores da Companhia de 2012 a 2020, quando passou a ocupar o cargo de Diretor-Presidente. Anteriormente, ocupou o cargo de Diretor Financeiro da Companhia Amyris Brasil (Indústria da Reciclagem), sendo responsável pelas áreas de controladoria, contas a pagar e receber, análise de créditos, planejamento e análise financeira, cobertura de riscos e administração de financiamentos. O Sr. Fabio ocupou o cargo de Diretor Financeiro no Grupo Probank onde era responsável por liderar a transição de uma empresa totalmente familiar (WinBros) para uma gestão profissional independente, bem como também ocupou o cargo de Diretor Financeiro na GE Transportation (Transporte), sendo responsável pelas áreas de controladoria, constas a pagar e receber, análise de créditos, planejamento e análise financeira, cobertura de riscos, administração e alternativas para financiamento, tecnologia da informação e departamento legal.
Adicionalmente, também já ocupou o cargo de Gerente Geral Financeiro da Companhia Acesita S.A. (Siderurgia), Diretor Financeiro da companhia Acreprev, Consultor Financeiro do Unibanco (Financeiro) e Analista de Mercado de Capitais na Acesita S.A.
É graduado em economia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, fez especialização em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, especialização em Gestão de Ativos na The Wharton School na Universidade da Filadélfia, e MBA na Universidade de Ohio.
Nos últimos 5 anos, o Sr. Fábio não esteve sujeito aos efeitos de nenhuma condenação criminal, nenhuma condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e nenhuma condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse ocasionado a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial, estando, assim, devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
Ainda, não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.
Ricardo Fernandes Pereira
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
04/04/2022
13/05/2023
O Sr. Ricardo Fernandes Pereira desenvolveu uma carreira com mais de 21 anos de experiência em renomadas empresas nacionais e multinacionais, atuando em posições relevantes na área financeira, na gestão de produtos e em planejamento estratégico.
Iniciou a sua carreira profissional em consultoria estratégica na DiamondCluster International (atualmente, Oliver Wyman) onde dedicou mais de 3 anos definindo, implementando estratégias corporativas de negócios e lançando produtos para empresas de telecomunicações, utilities e tecnologia. Em 2003 ingressou na Telefônica S/A no cargo de Superintendente de Produtos de Acesso, passando a exercer em 2004 o cargo de Superintendente de Produtos de Tráfego e em 2007 o cargo de Superintendente Regional de Produtos, posição que ocupou até 2008. Durante os anos de 2008 e 2009 atuou também como Gerente Sênior de Marketing PME na Embratel S/A. Entre os anos de 2010 e 2013 trabalhou na Positivo Informática S/A, onde atuou como Vice-Presidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores. Foi Diretor Executivo de Finanças e Estratégia Corporativo da Tigre S/A de 2014 até 2016. Em novembro de 2016 passou a exercer a posição de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Ouro Verde Locação e Serviço S.A., onde atuou até dezembro de 2021. Atua também no IBEF-PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná) desde 2019, quando iniciou como membro do Comitê de Desenvolvimento de Lideranças. Foi convidado a assumir o posto de primeiro Vice-Presidente em meados de 2021 e foi eleito em setembro de 2021 para ocupar o cargo de Presidente do IBEF-PR.
É graduado em Engenharia Elétrica (com ênfase em Telecomunicações) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realizou cursos e treinamentos de especialização em gestão, estratégia de negócios e finanças sendo alguns destes no exterior. Em2012, o Sr. Ricardo foi eleito o terceiro melhor CFO da América Latina pela Institutional Investor no ranking Latin America Executive Team.
O Sr. Ricardo Fernandes Pereira, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM, bem como condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional.
Gianfranco Fogaccia Cinelli
Diretor Jurídico e Regulatório
11/04/2022
13/05/2023
O Sr. Gianfranco Fogaccia Cinelli é graduado em Direito pela PUC de São Paulo, com pós-graduação em Direito Empresarial pela mesma instituição, pós-graduação no curso de Direito da Economia e da Empresa da FGV-SP, além de ter cursado o Programa Executivo Gerencial na mesma instituição. O Sr. Gianfranco desenvolveu uma carreira com mais de 24 anos de experiência em renomadas empresas, atuando na estruturação e gestão de Departamentos Jurídicos de grandes conglomerados industriais de diversos setores. Iniciou sua carreira profissional em grandes empresas como Petróleo Ipiranga, PepsiCo do Brasil e, posteriormente, na Siemens, onde dedicou-se por mais de 10 anos como advogado e, posteriormente, gerente jurídico, atuando no âmbito nacional e internacional em setores como energia, indústria, tecnologia e saúde. Em 2012 ingressou na Yara Brasil Fertilizantes S.A., no cargo de Diretor Jurídico da América Latina, passando a exercer o cargo de Diretor Jurídico Brasil de 2017 até 2022. Ademais, atua como professor desde 2015, com passagem em respeitadas instituições de ensino como INSPER, LEC – Legal, Ethics & Compliance e Saint Paul Escola de Negócios. É membro da Comissão de Apoio à Departamentos Jurídicos da OAB/SP e também membro fundador do Instituto Jurídico Sem Gravata. Dentre suas premiações, o Sr. Gianfranco foi nomeado um do Executivos Jurídicos mais Admirados do País nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 pela Revista Análise Editorial. A partir de 11 de abril de 2022, o Sr. Gianfranco assumiu a posição de Diretor estatutário da Companhia, responsável pelo departamento jurídico e regulatório.
Gleize Franceschini Gealh
Diretora de Operações
01/04/2022
13/05/2023
A Sra. Gleize Gealh graduou-se em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e possui MBA de marketing pela FGV e de finanças pelo Insper, além de ter cursado o Global Executive Leadership Program da Yale University. Gleize possui 18 anos de experiência em logística, commodities e operação. Trabalhou em diversas áreas como comercial, logística, operações, novos negócios e M&A. Grande foco em melhoria e otimização de processos e ativos e implantação de cultura de melhoria contínua. Atuou na concepção, implantação e operação de infraestrutura greenfield na América Latina. Grande experiência também com desenvolvimento de negócios, M&A, estratégia comercial e negociações estratégicas de grandes contratos comerciais. Após experiências nas empresas ALL – América Latina Logística e Multigrain, Gleize ingressou na Companhia em junho de 2010, tendo relevantes contribuições em diversas posições e áreas da Companhia, sendo a mais recente como Diretora das sociedades controladas pela Companhia responsável pelas operações no corredor Norte e de cabotagem. A partir de hoje, Gleize assume a posição de Diretora estatutária da Companhia responsável pelas operações no Norte, na Cabotagem, no Sul e em Santos, SP.