Sustentabilidade

Gestão Sustentavel

Priorizar o desenvolvimento sustentável faz parte da nossa missão, está em nosso DNA. Para isso, atuamos em três pilares da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômica.

Além de medidas preventivas e de redução dos impactos ambientais, a companhia procura manter uma relação de diálogo, transparência e incentivo às comunidades locais nas regiões em que opera, contando ainda com o apoio de um Sistema de Gestão Integrado (SGI).

Clique e conheça nossa política de Sistema de Gestão Integrada

Clique aqui

Sustentabilidade em nossa essência

O modal hidroviário é o transporte comprovadamente mais ecológico existente. Uma barcaça usada para o transporte de grãos equivale a 1.200 caminhões retirados das estradas. Especificamente na região do Rio Tapajós, uma das áreas de atuação da Hidrovias do Brasil, a operação retira cerca de 90 mil caminhões por ano das estradas ao fazer o transporte da carga por meio dos rios. Além disso, o meio hidroviário é o que menos emite CO2 por tonelada transportada.

 

Sustentabilidade em nossa essência

Nossas operações terrestres e aquaviárias buscam considerar a capacidade suporte do ambiente em alinhamento a uma visão estratégica e colaborativa. Estamos trilhando caminhos de integração e colaboração para potencializar nossas ações positivas, mitigadoras e preventivas, em amplo aspecto.

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável

A navegação é uma atividade secular. Cientes dos imensos riscos e oportunidades impostos pelos urgentes desafios ambientais, éticos e sociais da nossa época, nós, da Hidrovias do Brasil, estamos reinventando o jeito de navegar na América Latina.
Acreditamos que é possível gerar valor para os nossos acionistas e ofertar soluções logísticas inovadoras e confiáveis aos nossos clientes, investindo em um modal de baixo carbono, sustentados em relações éticas e gerando desenvolvimento e prosperidade às comunidades do nosso ecossistema de negócios.
Nascemos com o propósito de apoiar a região e os nossos clientes na construção de uma CADEIA LOGÍSTICA INTEGRADA SUSTENTÁVEL e para renovar e reafirmar nossa intenção, e renovamos e reafirmamos essa intenção, lançando os nossos 6 COMPROMISSOS DE IMPACTO POSITIVO:

SEIS COMPROMISSOS DE IMPACTO POSITIVO
MUDANÇAS CLIMÁTICAS Apoiar a descarbonização da industria logística brasileira, oferecendo transporte hidroviário e marítimo inovador e confiável e alcançando emissão zero de gases de efeito estufa
DESENVOLVIMENTO HUMANO Promover um ambiente de trabalho seguro e uma cultura diversa e inclusiva para o desenvolvimento contínuo de nossa força de trabalho
DESENVOLVIMENTO LOCAL Contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades que vivem nas áreas vizinhas
CADEIA DE VALOR Garantir que a origem do produto transportado seja livre de desmatamento e incluir critérios ESG na seleção e qualificação de fornecedores
IMPACTO GERAL Mitigar impactos ambientais e Apoiar a regeneração dos ecossistemas fluviais que permitem nossa navegação
ÉTICA E TRANSPARÊNCIA Cultivar incansavelmente a ética e transparência no relacionamento com todosos nossos públicos de relacionamento

O tema ESG é de fundamental importância para o desenvolvimento estratégico da Companhia. Nesse sentido, a Companhia continua avançando com o desenvolvimento de sua plataforma de sustentabilidade e metas de curto, médio e longo prazo.
Veja abaixo algumas das ações já realizadas pela Hidrovias e que exemplificam nosso compromisso com o tema:

Mudanças Climáticas – Apesar de estar posicionada como um dos modais mais limpos quando comparados a outros modais logísticos como as rodovias, entendemos que precisamos fazer mais que simplesmente existir como um negócio de baixo carbono e, nesse sentido, em 2020 fizemos o nosso primeiro inventário de gases de efeito estufa, considerando escopos 1, 2 e 3 para todas as operações na América Latina. Atualmente, temos identificando as oportunidades para descarbonização e em seguida discutiremos e aprovaremos as metas de curto, médio e longo prazo.
Além disso, a Hidrovias tem desenvolvido inúmeros projetos relacionados ao tema como:

  • 1. parceria com a WEG, para criação de um empurrador elétrico (híbrido), que reduzirá significativamente as emissões provenientes da queima de diesel dos motores a combustão.
  • 2. compra de energia renovável para as operações através do SIN e a implantação de projetos solares para abastecer as operações do Arconorte.
  • 3. mapeamento e plano de ação dos riscos socioambientais, que entre outras questões, busca endereçar temas relacionados à biodiversidade, gestão dos resíduos e efluentes, relacionamento com comunidades tradicionais e que convergem para restauração de ecossistemas e contribuem para manutenção do clima.

Fale com RI